Projetos
Desenvolvidos pela Pró Viver
Projeto Educar
O
Projeto Educar se define como um parte de um processo de desenvolvimento
integral de crianças e dos adolescentes que vivem em situação de risco pessoal
e social.
Através
do investimento em ações que conjugam educação e proteção social no período
alternado à escola combinados ao processo de escolarização.
A característica
principal deste projeto é esclarecer ou aprofundar o que a escola, a família e
a comunidade já estão ensinando, tendo o cuidado de não competir ou
substituí-las, mas sim desenvolver um trabalho em conjunto, potencializando as
ações propostas.
A metodologia utilizada alterna momentos de
atividades escritas, leituras, pesquisas em jornal e revistas, poesias,
atividades culturais como comemorações, gincanas solidárias, visitas a museus,
locais históricos, teatros. As habilidades para a vida como culinária, artes,
educação de valores, bem como o lazer e o brincar têm espaço especial dentro do
projeto Às crianças participam ainda de atividades esportivas, musicais e de
inclusão digital entre outras atividades.
Este projeto tem o apoio da Secretaria de
Educação de Santos.
Projeto Multi
Acordes
O eixo pedagógico deste projeto é a música, através da qual
as crianças e adolescentes desenvolvem a
criatividade, maior concentração, raciocínio matemático e espírito de
colaboração. A experiência da Pró Viver nestes últimos 05 anos de trabalho
dentro deste projeto, tem comprovado que
a música pode ser um excelente
instrumento de mobilização social. Além disso, sua utilização no processo
educativo possibilita o desenvolvimento de valores como cooperação, disciplina,
respeito ao outro, não violência. Através de experiências concretas com
instrumentos de corda, sopro e percussão as crianças e adolescentes desenvolvem
habilidades de produção individual e coletiva de peças musicais ou ainda a
prática vocal coletiva.
Após assimilarem os conteúdos musicais, os alunos são
incentivados a participar da Orquestra Pró Viver, a qual tem crescido e se
destacado em várias apresentações pela cidade. Os alunos maiores são
incentivados a multiplicar os conhecimentos adquiridos com outros alunos de
outras unidades da Pró Viver, desenvolvendo assim a interação social, a
cooperação e a participação cidadã. Os alunos tem ainda a oportunidade de desenvolverem
habilidades em oficina de capacitação de LUTHIERIA, a qual ensina a arte da
confecção e manutenção dos instrumentos musicais. Em 2005 este projeto ficou
entre os semi-finalistas do Prêmio ITAU- UNICEF e foi vencedor do Programa
REMAR- Petrobrás.
As atividades esportivas além de fortalecer a consciência do
próprio corpo, seus limites e possibilidades, desenvolve o espírito de
solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo. Aprender a
convivência com o grupo, as regras necessárias à organização das atividades, a
partilha de decisões e emoções, reconhecendo os limites do espaço físico e da
convivência social, encontrando soluções em conjunto para os problemas, é
essencial para uma vida em
sociedade. A prática do esporte é assim, um exercício de
democracia. Sua prática favorece ainda o desenvolvimento de habilidades
específicas que podem contribuir para um melhor desempenho escolar, como a
atenção, capacidade de concentração e coordenação motora e ainda permite que
crianças e jovens aprendam a lidar com as próprias emoções, tanto com a
frustração da derrota quanto com a alegria da vitória.
Paralelamente às
atividades esportivas a Pró Viver desenvolve o projeto Mini Olimpiada, o qual tem
como objetivo de disseminar e fomentar valores de cidadania, bem-estar e
vitalidade por meio do esporte e atividades educativas para 700 crianças e
adolescentes de comunidades de baixa renda localizadas em quatro bairros
diferentes da cidade de Santos.
A metodologia utilizada tem o intuito de democratizar o esporte, valorizando e respeitando a diversidade, indo além do treino de competências técnicas e táticas do esporte escolhido. Por meio de diversas atividades, são desenvolvidos conceitos e atitudes de solidariedade, cidadania, cuidados com a saúde, trabalho em equipe, protagonismo, respeito ao próximo e às regras, tolerância, noções de coletividade e cooperação. A idéia é estimular a capacidade dos alunos em resolver problemas de forma autônoma e enfrentar situações da vida em sociedade. Além disso, estaremos dando continuidade ao trabalho já iniciado melhorando a qualidade de nosso atendimento no que se refere à utilização de materiais esportivos adequados, proporcionando aos alunos um ambiente agradável, simples e estimulante, onde eles possam desenvolver suas potencialidades esportivas e usufruir de momentos alegres e divertidos.
A metodologia utilizada tem o intuito de democratizar o esporte, valorizando e respeitando a diversidade, indo além do treino de competências técnicas e táticas do esporte escolhido. Por meio de diversas atividades, são desenvolvidos conceitos e atitudes de solidariedade, cidadania, cuidados com a saúde, trabalho em equipe, protagonismo, respeito ao próximo e às regras, tolerância, noções de coletividade e cooperação. A idéia é estimular a capacidade dos alunos em resolver problemas de forma autônoma e enfrentar situações da vida em sociedade. Além disso, estaremos dando continuidade ao trabalho já iniciado melhorando a qualidade de nosso atendimento no que se refere à utilização de materiais esportivos adequados, proporcionando aos alunos um ambiente agradável, simples e estimulante, onde eles possam desenvolver suas potencialidades esportivas e usufruir de momentos alegres e divertidos.
Este projeto tem como principal objetivo
garantir as crianças, adolescentes e jovens adultos o direito de serem
incluídos no mundo digital. Dentro das aulas de inclusão digital a cidadania é
abordada através de atividades que englobam ações práticas que possibilitam ao
aluno refletir e desenvolver opiniões sobre suas vivências diárias que envolvem
conceitos sobre seus direitos e seus deveres.
Atualmente
contamos com quatro laboratórios de informática nas seguintes unidades da Pró Viver: Areia Branca, Morro da Penha,
Marapé e Centro, que atendem diariamente 700 crianças e adolescentes .Os
laboratórios também são utilizados por turmas de pais e familiares dos alunos
em cursos ministrados em horários posteriores ao das crianças. Além disso, o
laboratório atende também uma turma de 15 deficientes auditivos, os quais foram
capacitados para o mercado de trabalho. Os equipamentos utilizados neste
projeto foram doados pela Petrobrás.
Projeto Porto de
Juventude
Projeto realizado em
parceria com o Ministério do trabalho, CODESP, e a ONG VIP no qual em 2005 atendemos
98 jovens de 16 a
24 anos em cursos de capacitação em Manutenção de Microcomputadores e Confecção
de Pranchas de bodyboarding e em 2007 atenderá 66 jovens de 16 a 24 anos em oficinas de
telemarketing e organização de eventos. Os jovens recebem ainda uma bolsa
auxílio no valor de R$ 120,00 mais alimentação e transporte. Esse projeto visa
desenvolver no jovem habilidade não só para o emprego formal, como também para
atividades empreendedoras. Este projeto tem como principal parceiro o Ministério
do Trabalho.
Projeto Abrindo
Portas
Através de parcerias com diversos segmentos da sociedade, dispostos a cederem o espaço físico ocioso durante um período da semana a Pró Viver têm implantado seus diversos programas sociais e educacionais em vários bairros da cidade como: Centro, Morro da Penha, Areia Branca, Ilha Diana, Marapé, Campo Grande. Em 2003, o Abrindo Portas foi finalista do Prêmio ITAU UNICEF.
Projeto
Cultivando o Trabalho
O
projeto Cultivar tem como objetivo principal ampliar os níveis de inclusão
social dos membros das famílias, no contexto local, fortalecendo o grupo de
modo a ampliar seus laços afetivos e auto-gerir seu processo de
desenvolvimento. O projeto busca ainda potencializar a família como unidade de
referencia, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade e
convivência, promovendo a sua capacitação e integração com o mercado de
trabalho através de cursos de geração de renda como, Artesanato, Padaria
Artesanal e Inclusão Digital. Os principais parceiros deste projeto hoje são a
Fundação Telefônica e a Caixa Econômica Federal.
Projeto Pró Menino
Este projeto busca prevenir e combater o
trabalho infantil promovendo ações sócio-educativas na perspectiva da educação
integral, propiciando meios de qualificação para geração de renda às famílias,
criando no indivíduo a consciência de seu valor como
cidadão e sua importância dentro da comunidade a que pertence integrando a escola,
a família, a comunidade e a rede de serviços das regiões. O principal parceiro
deste projeto é a Fundação Telefônica e o CMDCA – Conselho Municipal dos
Direitos da Criança e do Adolescente.
Projeto
Zulim –
Este Projeto teve como principal objetivo
oferecer às crianças, jovens e adolescentes um ambiente saudável onde estes participem
de experiências que os ajudem na construção da sua consciência cidadã e na
construção de habilidades específicas, aumentando assim sua autoestima. Garantir
o direito à educação, cultura e lazer através de atividades que favoreçam a
articulação com a aprendizagem formal. Estimular as potencialidades individuais
das crianças e adolescentes visando o seu desenvolvimento global e assim
fortalecendo as estruturas e os vínculos familiares.
Promovendo a Inclusão do Portador de
Necessidades Especiais e de Crianças e Adolescentes em vulnerabilidade social.
Contribuir para o processo de socialização e
desenvolvimento das potencialidades das crianças, oferecendo-lhes oportunidades
de exercer o DIREITO DE BRINCAR,
favorecendo seu desenvolvimento bio-psico-social, por meio de um acervo de
brinquedos e brincadeiras de diversos tipos, propiciando assim momentos de
lazer e aprendizagem para 50 crianças de 0 a 06 anos, residentes na Ilha Diana – Santos.
Este projeto tem o apoio da SEAS – Secretaria de Assistência Social e o co-
financiamento do FNAS – Fundo Nacional de Assistência Social.
Projeto Pró Futuro – Caruara
O projeto Pró Futuro tem como principal objetivo a
instalação de um novo laboratório de informática em espaço cedido à Pró Viver
no núcleo da ESCOLA TOTAL na comunidade de Caruara, assegurando às 600 crianças
e adolescentes de 06 a
18 anos, que utilizam o espaço diariamente, instrumentos que lhe permitam o
acesso à inclusão digital, o acesso ao conhecimento, à informação, a
participação e construção da cidadania plena ampliando ainda suas chances de inserção
no mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Projeto Educação
Ambiental
Esse Projeto tem como
finalidade promover a consciência ambiental das crianças e adolescentes, dos
pais e familiares, dos colaboradores da Pró Viver e da comunidade em geral alertando
sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos urbanos (lixo
orgânico e seco).
Oferecendo à crianças, jovens e adolescentes
um ambiente saudável onde
estes participem de experiências que os ajudem na construção da sua consciência ambiental ,
consciência cidadã e na construção
de habilidades específicas que favoreçam
a articulação com a
aprendizagem formal.
Estimular as potencialidades individuais dos adolescentes e dos jovens visando desenvolver o protagonismo e
empreendedorismo juvenil.
Possibilitando a transformação da realidade da comunidade onde vive através de
seu envolvimento e participação consciente na preservação do meio ambiente.
Projeto Prevenir
O projeto PREVENIR tem como principal finalidade
promover a conscientização das comunidades em situação de vulnerabilidade
social promovendo e a educação em saúde voltada à prevenção do uso indevido de
drogas e às DST/AIDS, visando à redução da vulnerabilidade dos adolescentes e
jovens de baixa renda.
As ações do projeto serão desenvolvidas em comunidades
do Centro, Morro da Penha, Areia Branca e Marapé, comunidades estas que
apresentam alto índice de Tráfico de drogas.
As ações propostas no projeto estão perfeitamente de
acordo com o Programa Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo e com o Plano
Municipal de Ação em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no
Município de Santos, conforme item I- Do direito à Vida e Saúde: a) Incentivar
programas de atenção à saúde sexual de crianças e adolescentes com ações de
conscientização e educação em saúde voltada à prevenção de DST/AIDS/Hepatites,
uso de substancias licitas e ilícitas, gravidez precoce e orientação sobre
métodos contraceptivos, e maternidade/paternidade responsável.
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